Como planejar e organizar uma mudança residencial?

11/03/2021

O segredo para uma mudança residencial de sucesso está no planejamento e na organização. Sabemos que mudar de casa não é uma tarefa simples, afinal, demanda muito esforço e tempo, porém, quando planejada, pode fazer com que você evite dores de cabeça.

mudança-residencial

De antemão, já adiantamos que neste artigo você encontrará dicas de como planejar sua mudança para que a logística esteja diretamente conectada com a funcionalidade do seu novo lar, assim como dicas para que todos os cuidados sejam tomados com seus pertences.

Por onde começar?

Para evitar qualquer tipo de contratempo, planeje-se! Algumas questões devem começar a ser vistas cerca de um mês antes da mudança, por exemplo:

  • Contratação da empresa de logística mais adequada para o transporte – nesse caso, o ideal é realizar alguns orçamentos para avaliar condições de serviço e valores.
  • Desligamento da energia elétrica da residência.
  • Alteração do endereço para envio de correspondências.
  • Planejamento do ambiente profissional – é necessário que as datas de sua mudança residencial sejam vistas de acordo com a possibilidade de tirar alguns dias de folga, afinal, é essencial supervisionar cada etapa.
  • Agilidade na contratação dos montadores que serão responsáveis por montar seus móveis em sua nova residência.

O que deve ser organizado antes da mudança?

mudança-residencial

Empacotamento

É preciso pensar em uma forma de organização que seja funcional e permita que você encontre itens emergenciais assim que chegar na nova casa.

Comece a organizar pelos ambientes mais utilizados. Cozinha, banheiro e quarto são cômodos que precisam ser arrumados primeiro logo após a mudança, portanto, tenha em mente que colchões, roupas de cama, toalhas, itens como pratos, talheres, panelas, além de uma roupa confortável e produtos de higiene devem ser separados de forma a serem encontrados com mais facilidade. Assim, você garante conforto em seus primeiros dias na casa nova, mesmo que os móveis ainda não estejam 100% à disposição.

mudança-residencial

Siga sua organização por cômodo, sempre respeitando o padrão de etiquetação das caixas, descrevendo o que há dentro de cada uma delas e para onde irá assim que a sua mudança residencial esteja completa. Não se esqueça de fazer alças nas caixas de papelão para garantir agilidade e evitar danos (para isso, utilize um estilete para fazer um corte nas laterais no formato de um triângulo, para que caibam suas mãos).

Além de utilizar caixas de papelão, você também pode optar pelo uso de sacos de lixo, pois funcionam perfeitamente para itens mais leves ou até mesmo travesseiros, roupa de cama, almofadas e bichos de pelúcia.

Dica de ouro: Você também pode utilizar lençóis para envolver itens de vidro e garantir total segurança para eles.

Tire foto das conexões de seus aparelhos eletrônicos

São muitos, nós sabemos! Televisão, computador, aparelho de som, entre vários outros, podem somar uma infinidade de cabos.

Portanto, antes de desligar cada um deles, fotografe a ordem de conexão, se possível separe os cabos na hora de empacotar e nomeie cada um deles, assim fica mais fácil saber qual cabo pertence a qual aparelho.

Planeje a disposição dos móveis de forma realista

mudança-residencial

Meça tudo! É importante tirar da cabeça a ideia de que “aquele sofá vai ficar bom naquele canto” sendo que você sequer mediu o comprimento e a largura do ambiente escolhido. Além disso, medir pode permitir saber exatamente quais móveis precisarão de uma logística especial para passar por uma determinada porta, por exemplo.

Saber a diferença entre frete e transportadora é essencial!

mudança-residencial

Você até pode cogitar realizar a mudança por conta própria, mas, nesse caso, você terá suas responsabilidades multiplicadas de forma significativa. Por isso, você deve se planejar para contratar o melhor serviço para lidar com a sua mudança residencial.

Frete é uma modalidade de baixo custo para o transporte de pequenas cargas para localidades próximas como bairros e/ou cidades vizinhas. Geralmente o responsável pela oferta do serviço conta com um ou dois ajudantes para o momento da mudança, o valor é previamente ajustado e o empacotamento fica por conta do contratante.

mudança-residencial

Para quem deseja um serviço completo, a melhor escolha é o serviço de uma transportadora, e a DiAvanti Mudanças está totalmente à disposição. Sendo assim, independente se sua mudança for para localidades próximas ou distantes, contamos com profissionais qualificados para transportar sua bagagem com total segurança e sem nenhum contratempo.

O seu único trabalho como contratante será fazer uma vistoria na casa antiga para garantir que não há nada sendo deixado para trás, direcionar as caixas e informar, de acordo com as etiquetas, onde estão os itens mais sensíveis e que necessitam de cuidado redobrado. Toda a logística de empacotamento, carregamento para o caminhão e descarregamento em sua nova residência fica por nossa conta.

O pós mudança também demanda logística

Antes mesmo da sua mudança iniciar, você já deve ter contratado o profissional responsável pela montagem de seus móveis na casa nova, certo? Porém, ainda existem algumas responsabilidades que devem ser concluídas.

mudança-residencial

Desempacote aos poucos

Essa é a vantagem de ter tudo separado, etiquetado e organizado conforme o cômodo. Você não precisa terminar todo o serviço em apenas um dia, organize cada ambiente de acordo com a sua necessidade.

Abasteça a geladeira

Aproveite a oportunidade para conhecer o novo bairro da sua casa. É muito comum que, durante a mudança, fazer compras grandes seja uma tarefa deixada de lado, porém, é importante destacar que, para ter uma boa experiência logo no início, é importante abastecer a geladeira com produtos essenciais.

Garanta qualidade para sua mudança com os nossos serviços

A DiAvanti Mudanças é uma empresa de mudança em SP especializada em logística e com foco em fazer esse processo tão importante na sua vida ser uma experiência 100% positiva.

Nosso objetivo é entender perfeitamente quais são suas necessidades para então realizar um atendimento personalizado, seja para mudança residencial ou empresarial. Portanto, se você está em processo de mudanças e está em busca de agilidade, pontualidade e segurança, faça um orçamento conosco e surpreenda-se.

Além disso, mantenha-se bem informado através do blog DiAvanti Mudanças e siga nosso Facebook e Instagram para não perder nenhuma novidade.

Posts Relacionados

Empresa de mudança em SP: como escolher?

Empresa de mudança em SP: como escolher?

Como falamos no artigo anterior, é muito importante contar com o suporte de uma empresa especializada em mudança residencial e mudança comercial para garantir a segurança e integridade de todos os itens que você deseja transportar até o destino final. E agora que já...

ler mais
WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá 👋 Precisa fazer orçamento de uma Mudança? Fale com a gente! 😉